Dicas de Posições de Dormir para Gestantes


A espera de uma criança é uma grande mudança na vida das gravidas.  As mudanças vão desde se vestir até como dormir. Cuidar do bem – estar é essencial para o bom andamento do processo da gravidez. O sono é um dos meios para sermos saudáveis pela gravidez toda. Muitas mulheres acham que o pior momento da gravida, ainda mais estando no final da gravidez, quando a barriga está grande e não tem posição que as deixem confortáveis. Uma posição confortável é a melhor forma de dormir com conforto.

A gestão é um momento adorável, porem é difícil para as gravidas que estão nos período de quase ter o bebê. Toda a rotina família muda no final da gestação, as noites de sono ficam mais agitadas e encontrar uma posição agradável é o mais complicado. Há certo medo e uma preocupação de encontrar uma posição que não machuque o bebê, mas que dê conforto para mãe. Geralmente a gestação fica tranquila até o quinto mês e as mãe não veem dificuldade em encontrar a posição que dê esse comodismo, porém depois dessa fase já estamos em um momento que a forma certa para dormir se torna difícil. A barriga ainda está de um tamanho pequeno, e ainda, no quinto mês, podemos dormir de bruços, não representando riscos para o bebê. Os primeiros momentos o risco de apertar ou causar desconforto é nulo, mas quando barriga fica maior temos que ter cuidados por isso. As mulheres com mais de cinco meses já reclamam de falta de ar, dores e um sono agitado. Encontrar uma posição que dê conforto é essencial, por isso vamos dar algumas dicas para as gestantes que já passam por esses momentos.

·         Quando as mulheres chegam ao sexto mês de gravidez a barriga já está de um tamanho grande, neste período é correto dormir virada para o lado esquerdo. Nesta posição há uma melhora na circulação sanguínea e também na oxigenação do bebê.

·         Para ajudar é importante colocar um travesseiro entre as pernas, isso ajuda no conforto e reduz as dores da gestante, principalmente as dores de coluna.

·         Dormir de barriga para cima torna-se uma posição desconfortável, muitas mulheres não sabem esse detalhe. O desconforto se dá pelo fato dessa posição agir comprimindo a veia cava e isso causa um pouco de mal-estar.

·         As mulheres tem muita azia ao final da gestação, falta de ar a náusea. É indicado para estas gestantes usar um travesseiro que eleve a cabeça, assim esses sintomas ficam normalizados.  Os travesseiros pode dar, também, mais conforto e alivio com as dores nas costas.