Diferença entre célula animal e vegetal



Como todos nos sabemos cada parte do nosso corpo é composta por células, sendo que isso se refere a todos os seres vivos que podemos encontrar, indo desde um animal como até mesmo um vegetal. Porem mesmo sendo organismo composto por mais de uma célula, e todas tendo praticamente a mesma função a célula animal tem uma grande diferença da célula animal, tendo cada estrutura diferente e também aspectos que podem se diferir um das outras.

Sendo assim para que tenha uma noção vamos dar as características das células animais, esta célula possui todos os seus componentes delimitados pela membrana plasmática, que dentro desta membrana podemos encontrar estruturas que tem o nome de organelas, existindo entre elas as mitocôndrias, ribossomos, lisossomos, centríolos, vacúolos, complexo de golgi, entre outras. Outra coisa que pode diferenciar uma da outra é que a célula animal não possui celulose e clorofila, que são substancias especificas das células vegetais.

Esquema de uma célula vegetal

Já as células vegetais possuem parede celular, que serve como uma estrutura de revestimento para a célula, sendo uma membrana mais espessa que fica ao redor da membrana celular. Outra coisa que esse tipo de célula possui cloroplasto que nada mais é do que o pigmento que ajuda na fotossíntese e que ajuda na captura de luz.

A principal diferença que a gente pode ver entre as células vegetais e animais é que a célula animal utiliza do glicogênio para reserva de energia e a célula vegetal usa o amido. Porem em partes como estrutura molecular da membrana plasmática e organelas podemos dizer que elas possuem as suas semelhanças, sem contar também a replicação e transcrição do DNA tem o mesmo processo.

Esquema de uma célula animal

Como você viu existem tanto semelhanças como também diferenças entre elas, fazendo com que seja muito mais comum de ver quais as funções que cada uma pode vir a apresentar em cada organismo presente, então eu espero que goste e espero que tenha entendido.