O que é o HAB?



O HAB é um fenômeno da hipertensão, chamado de hipertensão do avental branco.
Tal doença se desenvolve por causa da ansiedade de pessoas que vão ao médico, por isso é tão normal pessoas falarem que quando medem a pressão em consultórios na presença de um médico normalmente ela fica mais alta.
Por tal motivo, vários pacientes são diagnosticados como hipertensos, cerca de 20% de pessoas que vão consultar sofrem com o problema da HAB.
Isso é preocupante, já que com o diagnóstico, o médico prescreve medicamentos para controlar a hipertensão, quando na verdade o que acontece é apenas a ansiedade na presença de um médico.
O tratamento inadequado pode causar prejuízos à saúde da paciente, já que pode acarretar a hipotensão, que vem a ser a pressão muito baixa, fazendo com que ele tenha tontura e fraqueza devido ao uso do medicamento.
A ansiedade é uma reação involuntária e automática do sistema cardíaco, ocasionando o aumento da pressão, pelo simples fato da pessoa se sentir pressionada dentro do consultório.
Quem mais tem probabilidade de ter a hipertensão do avental branco são as mulheres, principalmente as grávidas e as com idade avançada, cerca de 30% das mesmas.
Com a HAB, os médicos devem ser ainda mais cuidadosos ao indicar tratamentos a seus pacientes, já que como citado acima, o medicamento inadequado pode causar danos.
Para evitar um provável erro na hora do diagnóstico da hipertensão, o ideal é se fazer frequentemente monitoramento residencial, desse modo, aquela ansiedade que o paciente tem na frente do doutor, não influencia no resultado do exame.
A má notícia é que a hipertensão e a HAB não tem cura, nem tratamento específico, por tal motivo a visita frequente ao cardiologista é muito importante.
Independente das visitas ao doutor, a hipertensão pode ser controlada com hábitos diários como diminuição de sal na comida, inserir no cardápio frutas e verduras, além dos exercícios físicos de no mínimo trinta minutos por dia, essas pequenas mudanças fazem com que a saúde de hipertensos melhore.